SUELI SOUZA

Nome Completo:   SUELI SILVA DE SOUZA
Partido:   PDT
Telefone:   96 99111-8332
E-mail:   suelisouza@portogrande.ap.leg.br
Homepage:   https://instagram.com/vereadorasueli
Número do Gabinete:   1057
Biografia:  
Sueli Silva de Souza, brasileira, mãe de seis filhos e avó de oito netos, é filha dos agricultores Manoel Silva de Souza e Benedita Silva de Souza. Sendo a quarta de nove irmãos, nasceu e foi criada na comunidade de Campo Verde. Em 1985, mudou-se para a sede do município de Porto Grande para cursar o ensino fundamental na Escola Maria Cristina Botelho Rodrigues. Para concluir seus estudos, trabalhou desde cedo como babá e doméstica, garantindo moradia e sustento.
Desde jovem, Sueli destacou-se como líder estudantil, frequentemente eleita para representar suas turmas. Atuou em movimentos estudantis e, em 1992, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), atraída pela ideologia voltada às lutas dos trabalhadores e minorias. Fez parte da Juventude Socialista Trabalhista Estadual. Em 1995, formou-se como professora (magistério) e, em 1996, ingressou no quadro efetivo do Governo do Estado do Amapá (GEA) após ser aprovada em concurso público, atuando na Escola José Ribamar Teixeira. Em 2003, foi diretora da Escola Estadual Campo Verde.
Com a experiência adquirida e as necessidades que vivenciou, Sueli decidiu ingressar na vida política. Em 2004, candidatou-se a Vereadora e foi eleita em terceiro lugar, com 226 votos, sendo a mulher mais votada naquela eleição. Em 2008, foi reeleita como a vereadora mais votada no geral, com 382 votos. Durante esse período, presidiu a Câmara Municipal de Porto Grande nos biênios 2009-2010 e 2011-2012. Após oito anos fora do legislativo, assumiu cargos no Governo do Estado, como gerente operacional na SIMS, coordenadora do CRAM na Secretaria de Segurança Pública (SEJUSP) e coordenadora no SIAC de Porto Grande.
Como ativista nas causas sociais e de inclusão, Sueli desempenhou um papel crucial no atendimento a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Trabalhou no enfrentamento à violência contra mulheres e na busca ativa de pessoas com transtorno do espectro autista no município, promovendo projetos como o Cordão Girassol e a Carteira do TEA, em parceria com a deputada estadual à época, Marília Góes.
Em 2020, Sueli retornou à vida legislativa, sendo eleita para o seu terceiro mandato com 408 votos, como a quinta mais votada. Em 2024, foi reeleita para o quarto mandato com 461 votos, ficando em sexto lugar no geral. Durante sua trajetória, tem pautado seus mandatos na defesa das minorias, no combate à violência contra mulheres, violência de gênero e homofobia, sempre buscando promover uma vida justa e digna para a população.
Siga-me nas redes sociais: